I e II Timóteo e Tito

Estudaremos essas epístolas paulinas às quintas-feiras na Congregação ADPI Jesus, Rua Guanapus, 62 – Pr. Norival.

Preparar uma aula, aguardando orientação divina, Pai o que devo estudar? juntamente com meus irmãos em Cristo, para minha edificação e da Igreja, não quero apenas estudar, ler e aprender um tema que eu goste e permanecer em minha zona de conforto, pois trata-se de um desafio em estudar, aprender e compartilhar os ensinamentos que o Senhor queira para nós nos dias de hoje, nos ajude Senhor!!! Precisamos de Ti e queremos crescer na Graça e no Conhecimento que vem de Ti Senhor.

Confesso não saber o que deveria estudar, pois quando o Pastor convida para realizarmos qualquer atividade na Igreja, geralmente recebemos a definição de um tema específico ou passagem bíblica, que torna muito mais fácil, o que não ocorreu desta vez, foi tema livre, você que escolhe, mas ouvir à Deus e esperar brotar o desejo em nossos corações sobre o que devemos estudar, mesmo sabendo que toda a Palavra de Deus é Boa, perfeita, agradável, para redarguir, corrigir, instruir, exortar e principalmente guiar e preparar o povo de Deus para o Reino dos Céus.

Ao abrir minha biblioteca pessoal, com alguns títulos, apostilas teológicas, livros, a dúvida manifestou a incerteza, o que fazer, o que estudar Senhor???

Um comentário bíblico chamou minha atenção, e este Livro de comentário bíblico sobre as epístola paulinas em I e II Timóteo e Tito do comentarista J.N.D. Kelly, livro que pertence a nossa prima que mudou-se recentemente para o RS e pediu para guardar até ela poder vir buscar, comecei a ler, e a primeira lembrança foi a 02ª Epístola de Pedro, Capítulo 3, versículo 18…”Antes, crescei na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja dada Honra e Glória, assim agora, como no dia da Eternidade, amém.

Inevitavelmente o problema da autoria das Epístolas que iremos estudar, tenham sido escritas por Paulo ou por um discípulo inesperado. Sem tomar partido, devemos ter sempre a mente aberta para observar os conceitos, teorias, pontos de vista, teses, comentários, convictos para reconhecer que necessitamos todos os dias aprender e aprender, cada vez mais, a Palavra de Deus, observando que as Epístolas não declaram-se apenas para aquela época e destinatários e sim para todos nós hoje em dia, tendo sempre a Bíblia Sagrada como nosso manual de fé cristã, e absorvendo e retendo sempre o bem deste ensinamentos secundários, para uma vida cristã saudável.

Estas três cartas, que formam um grupo distinto na coletânea paulina, contém maravilhosas e esplêndidas declarações do grande apostolo enviadas a dois de seus lugares-tenentes de maior confiança. Recebem títulos Pastorais desde o inicio do século XVIII, endereçadas aos pastores-amigos-discípulos, dizendo a respeito aos deveres deles e da igreja de Cristo.

Introdução

  1. As personalidades;
  2. O problema crítico;
  3. A situação histórica biográfica;
  4. Os falsos mestres;
  5. O ministério (todos tem um ministério, se você ainda não descobriu qual o seu ministério, estes estudos poderão auxiliar e até confirmar qual o seu ministério) creia somente, Deus é contigo, Ele concede os dons necessários para realizarmos a Obra do Senhor.
  6. A atmosfera teológica;
  7. Linguagem estilo;
  8. Duas conclusões preliminares;
  9. A questão da autoria;
  10. Data e relacionamentos mútuos das epístolas I e II Timóteo e Tito.
  1. As personalidades

iniciamos sobre as personalidades no parágrafo que antecede o item Introdução, seguimos em frente;

Timóteo é um dos mais conhecidos entre os personagens secundários do Novo Testamento, Filho de um pai pagão e de uma mãe judia convertida, juntou-se pela primeira vez à comitiva de Paulo em Listra, na Licaônia, no início da segunda viagem missionária deste. Já era um cristão de certa posição, tendo sido provavelmente convertido por Paulo quando este pregara na localidade um ou dois anos anteriores. Parece que o Apostolo teve simpatia por ele e persuadiu a acompanhá-lo, mas primeiramente o circuncidou como uma concessão às regras judaicas (Atos 16:1-3). A partir de então, foi companheiro constante de Paulo e seu amigo íntimo, e cooperou com ele em várias de suas cartas (1 e 2 Ts, 2 Co, Fp, Cl, e Fm), e foi encarregado de várias missões importantes, e para Tessalônica (1 Ts 3.2) e para Corinto (1 Co 4.17). O apóstolo o considerava seu cooperador, e seu filho amado e fiel no Senhor (Rm 16.21; 1 Co 4.17). Quando Paulo estava começando sua última viagem a Jerusalém, Timóteo fazia parte do grupo (At 20.4), e estava ao seu lado durante sua prisão em Roma. Realmente, Paulo recebia consolo especial da sua presença e planejou o envio dele numa missão para a igreja filipense (Fp. 2.19-24).

Nossas informações acerca de Tito veremos após término dos estudos, nas epístolas de Timóteo.

2. O problema crítico

….