Dessa vez, seis pessoas foram mortas durante reunião dominical no centro de Burkina Faso

Fonte: portasabertas

Segundo a imprensa internacional, homens pilotando motos atiraram contra uma igreja em Dablo, em Burkina Faso, no último domingo pela manhã, matando seis pessoas, incluindo o líder da congregação. Os atiradores, em seguida, incendiaram a igreja e outros edifícios na área, segundo a Agência de Informação de Burkina. A nação africana tem sido assolada de forma constante pela violência extremista nos últimos meses.

O número de incidentes violentos no país ligados aos afiliados locais da al-Qaeda e do Estado Islâmico (EI) subiu de 24 em 2017 para 136 em 2018, de acordo com um relatório do Centro Africano de Estudos Estratégicos. À medida que os grupos terroristas islâmicos expandem seu alcance, a violência aumenta, sendo este o terceiro ataque a uma igreja em cinco semanas. Todo o país está em choque diante da atual situação, especialmente, os cristãos que têm enfrentado os ataques diretamente.

“Há uma atmosfera de pânico na cidade. As pessoas estão escondidas em suas casas, nada está acontecendo. As lojas estão fechadas. É praticamente uma cidade fantasma”, disse o prefeito de Dablo, Ousmane Zongo, em entrevista à mídia internacional.

Embora Burkina Faso não esteja entre os 50 países da Lista Mundial da Perseguição 2019, que relaciona os países onde os cristãos são mais perseguidos, o país é o 61º em observação. De acordo com um analista da Portas Abertas no país, os conflitos étnicos, alimentados por militantes islâmicos, são os principais motivadores dos ataques. “Grupos islâmicos ligados à al-Qaeda e ao Estado Islâmico vêm realizando ataques em países da África Ocidental há anos, principalmente na região norte da fronteira, e esse cenário tem se intensificado”, destaca o colaborador.

A Bíblia ensina que “quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele” (1 Coríntios 12:26). Por isso, mesmo que a região da África Subsaariana esteja tão distante de nós, convidamos você a interceder conosco em favor da Igreja Perseguida em Burkina Faso. Essa nação precisa ser alcançada pelo amor de Cristo.

Pedidos de oração

  • Clame para que a propagação do islã seja reduzida no país e que muitos radicais islâmicos se convertam ao evangelho.
  • Interceda pelas famílias que perderam entes queridos nos últimos ataques. Peça que sua fé permaneça inabalável.
  • Peça a Deus que essa onda de violência seja reduzida, e que o Senhor fortaleça a cada um dos irmãos burkinabes diante da perseguição.