Os resultados das eleições presidenciais e legislativas já começam a ser divulgados, mas o momento ainda é instável para os cristãos do país

Fonte: portasabertas

Uma rápida contagem das eleições presidenciais e legislativas de 17 de abril revela que o presidente Joko Widodo, aparentemente, ganhou outro mandato. No entanto, os resultados finais serão anunciados apenas no dia 22 de maio. Por isso, pedimos oração para este próximo anúncio para confirmar novamente que Jokowi e seu partido venceram.

Esse resultado é especialmente animador para os cristãos indonésios, porque o outro candidato, Prabowo Subianto, tem o apoio de grupos muçulmanos de linha extremista. A parcial revela, portanto, que ele não será capaz de contestar os resultados. Vale lembrar que a Indonésia ocupa a 30ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2019, com registros frequentes de ataques de bombas motivados pela ideologia do Estado Islâmico (EI), que é uma tendência preocupante da radicalização no país.

Uma pesquisadora da Portas Abertas na Indonésia analisou os resultados e deu seu feedback. Ela disse: “Com base nos resultados, áreas muçulmanas conservadoras como Aceh e Sumatra Ocidental estão apoiando Prabowo, enquanto regiões com um maior número de cristãos como Papua, Sulawesi do Norte e Nusa Tenggara Timur estão apoiando Jokowi”. Isso porque, o presidente vem desenvolvendo a infraestrutura no leste da Indonésia, onde a maior parte de cristãos do país está estabelecida. Muitos desses lugares foram ignorados e subdesenvolvidos em regimes anteriores.

“É notório que a religião não é o único fator negligenciado no leste da Indonésia. Afinal, os regimes passados se concentravam somente no desenvolvimento da Ilha de Java, onde a etnia majoritária (javanesa) vive, e representa 60% da população, ou seja, 260 milhões de indonésios estão nessa área”, afirma a pesquisadora. “Toda essa injustiça social é uma forma de perseguição. Agora que ele (Jokowi) quer desenvolver igualmente toda a nação, independentemente da fé, os cristãos estão lentamente se tornando menos discriminados socioeconomicamente”, complementa.

Pedidos de oração

  • Ore pela unidade após o anúncio, e que todos aceitem os resultados sem causar problemas, especialmente aos cristãos. Peça que Deus proteja seus filhos de qualquer incidência de violência por parte de grupos extremistas.
  • Ore por Jokowi, que como presidente, não feche os olhos para a perseguição. Ore para que ele tenha sabedoria e ousadia para lidar com isso.
  • Ore pelo desenvolvimento dos cristãos no leste da Indonésia. Ore para que Deus eleve a posição econômica da região e que os irmãos ali possam lutar para defender seus direitos religiosos.