Em Cuba, pastor alcança a comunidade oferecendo berçário e outras atividades que contribuem para o desenvolvimento social

Uma rede de igrejas evangélicas em Cuba está desenvolvendo uma série de projetos que têm como objetivo impactar as comunidades locais. Os programas focam em assistência a crianças e idosos, assim como ajuda prática para empreendedores de pequenos negócios. O projeto com as crianças envolve apoio com alimentos, aulas de reforço escolar, inglês e computação, doação de roupas, remédios e produtos de higiene e cuidado pessoal, assim como aconselhamento familiar. Tudo isso feito por voluntários das igrejas.

A rede de igrejas também está tentando estabelecer berçários, que é uma atividade que o governo não permite livremente. Isso significa que os líderes das igrejas têm muito trabalho para conseguir implementar esses centros onde as crianças podem passar o dia. Até agora, há apenas dois berçários, que funcionam em igrejas ou casas. Um deles está em pleno funcionamento e atende 50 crianças diariamente.

UM PASTOR COMPROMETIDO

O responsável por esses programas é o pastor Emilio*. Segundo ele, os berçários em funcionamento são 70% autossustentável. As doações vêm de membros das igrejas locais e dos pais das crianças. Em 2017, a Portas Abertas doou fundos para esse projeto, para compra de dois computadores e uma impressora, que são usados na administração. A maioria dos beneficiários do programa de berçário são mães solteiras e desempregadas. Uma das condições é que elas precisam procurar emprego enquanto os filhos ficam no berçário. Como os centros não têm reconhecimento legal, eles não podem cobrar os pais pelo serviço.

O pastor Emilio nos explica que este ano a rede de igrejas também vai implementar um programa especial de prevenção a casos de abuso sexual contra crianças. “Queremos que 800 famílias sejam beneficiadas com o programa, que deve ser implementado em 300 igrejas em todo o país”, conclui.

Hoje, no Dia do Pastor, louvamos a Deus pelo pastor Emilio, que demonstra sua visão e compromisso com o reino de Deus em ações práticas. Oremos por todos os pastores do Brasil e da Igreja Perseguida, para que sejam sempre conduzidos pelo “bom pastor” e incansáveis no trabalho da sua grande seara. (Essa história continua)

Fonte: https://www.portasabertas.org.br