Disputa territorial afeta cristãos que moram na fronteira dos dois países

Fonte: Portas Abertas

Desde o dia 12 de setembro, Tajiquistão e Quirguistão estão em um conflito armado, prestes a se tornar uma guerra. O motivo da disputa é uma região de 500 quilômetros, rica em água, na fronteira entre os países. As desavenças já existiam, pois ambos disputam 70 territórios na fronteira, mas, desde o começo de setembro, a situação piorou. Na manhã do dia 14 de setembro, guardas na fronteira do Quirguistão iniciaram o embate contra os guardas do Tajiquistão. 

As partes acusam uma à outra por iniciar o conflito. Ao mesmo tempo, líderes em ambos os países pedem o fim das hostilidades e que as nações cheguem a um acordo. No começo, a luta acontecia entre pequenos exércitos, mas no dia 16 de setembro, tanques e mísseis foram usados. A luta se desdobrou ao longo de toda a fronteira e afetou principalmente o território de Voruque, no Tajiquistão, e dez vilarejos no Quirguistão, onde muitos cristãos moram. O governo do Quirguistão decidiu evacuar sete assentamentos em regiões disputadas. 

No começo de 2021, aconteceram algumas batalhas na mesma área. A luta durou uma semana e resultou em dúzias de mortos e centenas de feridos em ambos os lados. Agora a situação parece se repetir. Casas incendiadas, edifícios prejudicados pelos mísseis e escolas fechadas são alguns dos resultados da luta, além das dúzias de feridos. 

Acordo 

Recentemente, o presidente do Quirguistão encontrou o presidente do Tajiquistão e decidiram retirar as tropas das áreas de conflito, mas teme-se que na prática o acordo não seja cumprido e que contrabandistas aproveitem a retirada das tropas para ações criminosas na fronteira. 

Muitos cristãos da Ásia Central moram na região afetada pela disputa e ainda não sabemos se algum deles está ferido ou prejudicado de alguma outra forma por causa do conflito. Ore por eles. 

Pedidos de oração

  • Ore pelos cristãos que moram na região do conflito para que fiquem seguros e se houver feridos que se recuperem em breve. 
  • Peça ao Senhor que intervenha na situação e restabeleça a paz.  
  • Interceda pelos líderes dos países para que ajam com sabedoria e façam boas decisões em favor da população.