Entenda porque a data do jejum islâmico varia a cada ano e gera tantas dúvidas quanto ao seu início e término

Fonte: Portas Abertas

Todos os anos, uma polêmica caminha de mãos dadas com uma dúvida sempre existente. Quando realmente começa o Ramadã? A data de início do Ramadã varia a cada ano; isso porque é estabelecida com base no calendário lunar, que tem 354 dias, e não no gregoriano, utilizado por nós. No calendário lunar, os meses são divididos em meses lunares, cada um tendo 29 ou 30 dias. Sendo assim, cada dia começa a partir do pôr-do-sol e não à meia-noite, como estamos habituados. Dessa forma, neste ano, o Ramadã começa após o pôr-do-sol do dia 2, sendo o dia 3 de abril o primeiro dia do jejum oficialmente.

O período de jejum do Ramadã começa após se avistar a lua crescente no 29º dia do mês de Saaban (oitavo mês). Além da observação, também são realizados cálculos para definir se a lua crescente realmente apareceu, já que ela só é visível por um curto período de 20 minutos. Um fato interessante é que, caso a lua crescente não apareça, o próximo dia será o 30º do mês de Saaban e o Ramadã só começará depois disso.  

Porém, se a lua for visualizada no 29º dia de Shaaban, no dia seguinte será o primeiro dia do Ramadã, com o início das celebrações, jejuns e orações. Por isso, todos os anos, o processo se repete para definir se o nono mês, quando ocorre o Ramadã, terá início após o 29º ou 30º dia de Sabban.

Vale lembrar ainda que a data do Ramadã pode pode variar de acordo com o país em que se está. Isso ocorre porque a lua crescente pode ser avistada em dias distintos de acordo com o posicionamento do globo terrestre em relação à lua. Por exemplo, na Indonésia o Ramadã pode começar em um dia e no Marrocos no dia seguinte, afinal as celebrações só têm início após a lua crescente ser avistada no céu.

Para esclarecer outras dúvidas relacionadas ao mês do jejum islâmico, confira nosso artigo com perguntas e respostas sobre o Ramadã.