No Dia da Independência da Colômbia, conheça o testemunho da jovem Laura
Fonte Portas Abertas
Hoje, a Colômbia celebra 213 anos de independência. Além das riquezas culturais e naturais do país, a nação é considerada atualmente o país mais perigoso para cristãos na América Latina, ocupando a 22a posição na Lista Mundial da Perseguição 2023.
A luta entre grupos armados, a perseguição e ataques são algumas das circunstâncias que afligem os cristãos colombianos e também marcaram a infância de Laura com ameaças, extorsão e assédio. “Sou de Guaviare, uma área dominada por grupos ilegais, mais conhecidos como guerrilhas”, conta a cristã que hoje tem 22 anos.
Abrigo lar cristão
Porém, para Laura, as guerrilhas não foram o único problema. Desde que se entregou a Jesus, ela foi rejeitada pelos colegas da escola e foi vítima de bullying. “Eles zombavam de mim o tempo todo. Me sentia sozinha e meu coração estava ferido. Por isso, pedi a Deus que me levasse para um lugar seguro”, conta Laura.
Deus respondeu a oração da adolescente de 14 anos na época, que foi acolhida no Abrigo Lar Cristão, um lugar onde ela poderia ficar longe da guerra que a cercava. “Desde o momento em que cheguei ao abrigo, senti paz e vi o amor de Deus refletido nas pessoas que estavam ali”, lembra a jovem com lágrimas e um sorriso no rosto.
Pronta para servir
Cinco anos depois, com o apoio emocional, psicológico, espiritual e acompanhamento acadêmico que as crianças recebem no abrigo, Laura concluiu o Ensino Médio. Ela está terminando a formação profissional para se tornar assistente social.
Atualmente, ela lidera um grupo de 30 jovens na igreja local da qual participa e, durante a semana, trabalha com parceiros da Portas Abertas na Colômbia, viajando para as áreas onde cristãos colombianos são mais perseguidos, como Chocó, Santander, Cesar, Antioquia e Amazonas.
“Hoje entendo que Deus me trouxe ao abrigo com um propósito e vejo o meu passado como uma oportunidade de ajudar e consolar aqueles que perderam a esperança. Posso me conectar às histórias de outras crianças e jovens perseguidos, encorajá-los e mostrar que não estão sozinhos. Deus está sempre no controle e nos socorre no momento certo, pois o tempo do Senhor é perfeito”, ela conclui.
Ajude pastores que deixaram a guerrilha
Deus tem feito milagres na Colômbia, transformando ex-guerrilheiros em pastores. Ao deixar o crime para seguir a Jesus, eles são ameaçados e punidos, por isso, precisam de treinamento bíblico para não desistirem diante da perseguição. Apoie-os com uma doação.