O telhado do templo estava em conserto quando vizinhos jogaram pedras

Fonte: Portas Abertas

Muçulmanos radicais de um vilarejo próximo à cidade de Alexandria, no Egito, impediram que cristãos coptas dessem andamento a uma reforma na igreja local, construída em 1974. Caminhões que traziam o concreto e outros materiais de construção foram atacados e danificados. 


A nova estrutura do telhado estava concluída quando o primeiro caminhão de concreto chegou para cobrir o teto. Mas, assim que ele estacionou, os vizinhos radicais se reuniram para impedir a entrega. Eles jogaram pedras e tijolos enquanto gritavam “Allah Akbar”, que em árabe significa “Alá é grande”. Veja o registro da situação a seguir:

Danos materiais 

O para-brisa e outras partes do caminhão foram quebrados. Outros dois caminhões que chegavam para a entrega viram a situação e fugiram para evitar mais prejuízos. Muitos cristãos da região também foram vítimas de assédio e feridos por pedradas durante o ataque. 


A igreja tinha um ônibus, cujas janelas foram estilhaçadas e a lataria amassada. Pouco depois desse ataque, a plantação de um cristão copta que morava nos arredores foi incendiada. A polícia chegou para controlar a situação e ordenou a suspensão da obra até que a situação se acalmasse.  

Obra interditada 

No dia 25 de dezembro, os policiais escoltaram novos caminhões de concreto na tentativa de continuar a obra, os radicais se juntaram novamente na rodovia principal e interromperam a entrega dos outros materiais de construção. O Conselho da cidade mais uma vez interditou a obra.  


O governante da cidade de Kafr El Dawwar ameaçou demolir a igreja caso suas ordens não fossem cumpridas. Os danos materiais somados são de aproximadamente seis mil euros. A igreja atende a uma comunidade de quatro mil cristãos da cidade e de outros 14 vilarejos do entorno. Os cristãos coptas foram obrigados a enfrentar o desânimo e a incerteza ao ver a igreja sem telhado.  

Pedidos de oração 

  • Ore para que os autores dos ataques percebam o mal que estão fazendo contra a igreja e os cristãos.  
  • Interceda pelas autoridades da cidade para que ajam com sabedoria e que em breve liberem o conserto do telhado da igreja.  
  • Clame pelos cristãos locais para que mantenham a calma e que o Santo Espírito os conduza nos próximos passos que precisam dar.