Nesta parábola, Jesus conta a história de dez virgens a espera do noivo, sendo cinco prudentes e cinco insensatas (loucas), Cada uma leva consigo uma lâmpada acesa. Porém, como o noivo demorou a chegar, as lâmpadas das cinco insensatas se apagaram, pois não carregavam óleo suficiente para manterem a chama acesa. Essas cinco virgens, então, tiveram que sair para comprar mais óleo, mas quando voltaram, o noivo havia recebido as cinco virgens prudentes, deixando as outras de fora.

O que devemos aprender…

Jesus estava assentado no Monte da Oliveiras, quando falou aos seus discípulos sobre a sua segunda vinda a este mundo e sobre os acontecimentos dos últimos dias. A parábola das dez virgens traz uma mensagem de alerta para nos despertarmos espiritualmente.

Os historiadores contam que nos casamentos judaico daquela época existia um ritual muito interessante na cultura e tradição deles, ritual alegre para o acompanhamento que conduzia a noiva diante de muita música e sob a luz de lâmpadas, a noiva espera seu noivo e as dez virgens desta parábola eram as melhores amigas da noiva. Elas esperavam o noivo que vinha de muito longe para o inicio do casamento.

As cinco virgens prudentes tinham em estoque o óleo da presença do Espirito Santo, a unção que mantém a lâmpada acesa. Em Exôdo 27.20, está escrito: Ordene aos israelitas que lhe tragam azeite puro de oliva batida para a iluminação para que as lâmpadas fiquem sempre acesas.

Essas virgens prudentes, carregavam um estoque de boas obras, de sinceridade, quebrantamento, misericórdia e obediência e isso alimentava a chama espiritual acesa a chama espiritual do amor que queimava em seus corações. Elas não andavam na escuridão do pecado, pelo contrário, brilhavam por onde passavam.

Jesus Cristo disse…vocês são a luz do mundo. não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Mt.5.14.

As virgens insensatas (loucas), podemos concluir que não basta ser religioso e apenas guardar a virgindade como um sacrifício para seguir uma prática religiosa, religiosidade não salva ninguém e isso não foi suficiente para manter acesa a chama do Espirito Santo em seus corações, apenas religiosidade permanecerá na escuridão e no vazio espiritual, não reconheciam ser incapazes e serem totalmente dependentes da graça de Deus para guardar o óleo da graça, da misericórdia e do amor, não permitindo que a luz do Espirito Santo permanecesse acesa em seus corações.

A chegada do noivo…

Nesta parábola, Jesus faz uma descrição profética de como estará a situação espiritual da igreja nos tempos da sua volta. Ele disse “a meia-noite, ouviu-se um grito. O Noivo se aproxima! Saiam para encontra-lo. O Noivo (Jesus), chegará à meia-noite, ou, seja, no momento em que a terra será atingida pelas trevas com maior intensidade.

Ao afirmar isso, Jesus declara que Ele voltará no momento em que a humanidade estará envolvida completamente nas trevas do pecado.

Sejam vigilantes !!! com a parábola das Dez Virgens, Jesus nos alerta sobre a necessidade de vivermos vigilantes em santidade, ou seja, Ele pede para não deixarmos de amar o próximo, de fazer o bem, de vivermos em santidade e levar a mensagem do Evangelho, que fala da reconciliação entre Deus e os homens, através de Cristo. No final Ele disse: “Portanto, vigiem, porque não sabem o dia e nem a hora. Mt.25.13”.

Para refletir:

Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo”. Mt.24.12-13.

Quando as virgens insensatas perceberam que seu óleo havia acabado e o noivo estava prestes a chegar, elas se desesperaram, pois suas lâmpadas haviam se apagado. Elas até pediram um pouco de óleo das outras virgens, mão não conseguiram nada.

Assim como as virgens insensatas (loucas), não puderam usar o óleo das virgens prudentes, ninguém poderá depender da vida espiritual do outro.

A salvação é individual, então, cada um de nós deverá prestar contas de nossas práticas (ações). Tudo vai depender se vivermos em amor e obediência a Palavra de Deus.

Como tem sido a sua espera pelo Noivo???

Você tem óleo suficiente para manter sua lâmpada do Espirito Santo acesa? até a volta de Cristo???

Você está preocupado em conservar a sua obediência para manter o caminho iluminado que vai te conduzir a salvação???

Pb. José Bernardo.