Irmão Simon, colaborador da Portas Abertas há mais de 25 anos, fala sobre a situação dos cristãos no país

Fonte: Portas Abertas

Irmão Simon* serve aos cristãos norte-coreanos há mais de 35 anos e trabalha com o ministério norte-coreano da Portas Abertas há mais de 25 anos. Seu conhecimento sobre a situação dos cristãos na Coreia do Norte é incomparável e sua paixão é visível enquanto descreve como as pessoas seguem a Jesus no lugar mais perigoso do mundo para ser cristão. 


A Coreia do Norte esteve no 1º lugar na Lista Mundial da Perseguição de 2002 a 2021. Somente em 2022 foi suplantada pelo Afeganistão, mas em 2023 voltou à 1ª posição. Então podemos nos perguntar: O que Deus está fazendo na Coreia do Norte? Por que ele não muda as coisas? Irmão Simon responde afirmando que vê a mão invisível de Deus, como é cheia de graça. “Ele é o Deus da aliança e nunca muda. Geração após geração, os cristãos norte-coreanos são purificados. Eles realmente arriscam a vida física, não apenas por si mesmos, mas por toda sua família”.  


Isso acontece porque quando alguém pratica atividades cristãs na Coreia do Norte e é exposto, toda a família recebe a punição. Muitas vezes, são mortos ou banidos para campos de trabalho forçado para presos políticos; mesmo assim, ousam assumir tal risco. Eles sabem como educar os filhos para desenvolver a fé cristã na próxima geração. “É por isso que Deus abriu a porta para cristãos norte-coreanos se conectarem com a Portas Abertas, para os ajudarmos. Parecia impossível, mas nada é impossível na sabedoria e no poder de Deus. Se pudesse explicar em detalhes como isso aconteceu, todos entenderiam como Deus está trabalhando. E ele não se limita à Coreia do Norte. Ele também trabalha na China, nas áreas de fronteira, e muitas vezes, usando pessoas influentes na Rússia e na China. Ele pode mobilizar seus próprios recursos e pessoas ao redor do mundo. Também pode mobilizar cristãos fiéis ao redor do mundo, tornando seus corações dedicados a servir e ajudar cristãos na Coreia do Norte.” 


Deus faz tudo convergir para ajudar cristãos na Coreia do Norte e usa muitas pessoas de diferentes maneiras. “Ele nos permitiu estabelecer canais secretos em muitos lugares para conseguir fazer contato com cristãos norte-coreanos. É tão claro que somos completamente protegidos pela mão de Deus.” 

Encontrando norte-coreanos 

Ao se encontrar com cristãos norte-coreanos, eles sempre pediam Bíblias a irmão Simon (foto representativa)

Na primeira vez que irmão Simon foi encontrar cristãos da Coreia do Norte em outros países, no final dos anos 1980 e começo dos 1990, eles apenas pediam pela palavra de Deus, embora manter ou imprimir Bíblias fosse ilegal. Eles poderiam ser presos se fossem pegos com a Bíblia em casa e toda a família desapareceria, sendo levada para um campo de trabalho forçado. 


Cristãos norte-coreanos estabeleceram de forma bem-sucedida um canal secreto (fora do país) para ter mobilidade e conseguir enviar Bíblias e hinários impressos para dentro da Coreia do Norte. Deus tornou isso tudo possível de forma providencial. “Até hoje, Deus tem aberto a porta. Nós continuamos nos comunicando intimamente com as igrejas dentro da Coreia do Norte. É um milagre! Estamos envolvidos em ajudar a fortalecer a igreja norte-coreana, o mesmo chamado que Deus deu ao Irmão André, fundador da Portas Abertas, com as palavras de Apocalipse 3.2: ‘Fortaleça o que resta e que estava para morrer’.” 


Embora cristãos norte-coreanos sejam confrontados com desafios diários, Deus continua aumentando o número de cristãos no país. A comunidade cristã na Coreia do Norte está mais sólida para construir sua comunidade congregacional. Antes de se tornar um país comunista, em 1948, cerca de 60% dos coreanos eram cristãos. Na história do cristianismo coreano, a Coreia do Norte é como a terra de origem dos cristãos. 

Igrejas secretas  
Quando a perseguição começou no país, as igrejas passaram a ser secretas (foto representativa) 


Após a Guerra da Coreia e a Coreia do Norte se tornar um país comunista, muitos cristãos que viviam no país foram para a Coreia do Sul a fim de escapar do controle comunista. No entanto, cerca de 200 mil cristãos decidiram continuar vivendo na Coreia do Norte, afinal, não podiam abandonar suas famílias e igrejas. Com o fim da Guerra da Coreia, Kim Il-sung, que fundou a Coreia do Norte, tornou os líderes de igrejas norte-coreanos um alvo, prendendo-os ou matando-os. 


Dessa forma, as igrejas decidiram se tornar secretas. Apesar disso, Deus nunca fechou seus ouvidos, sempre respondeu a cada oração. O segredo da sobrevivência deles é a resposta de Deus às orações. Embora seja um país completamente fechado e as pessoas sejam mortas de forma imprudente, Deus trabalha de forma milagrosa e poderosa.  


Para os cristãos norte-coreanos, a principal preocupação é como transmitir a fé para os filhos, a próxima geração da igreja coreana. “Eles dizem estar ansiosos para compartilhar o que experimentam, como Deus os respondeu e ajudou ao longo de toda a vida. Os filhos deles devem ter o mesmo nível de fé. Se eles não tiverem, podem não sobreviver na Coreia do Norte por causa das ameaças.” 

 *Nome alterado por segurança.

Encorajando cristãos norte-coreanos 

A única maneira de muitos cristãos na Coreia do Norte receberem conteúdo cristão é por meio de programas de rádio clandestinos. Uma doação permite que cristãos norte-coreanos isolados tenham acesso a transmissões de rádio que os encorajam na caminhada com Jesus.