Conflito não cessa na Índia, mas cristãos testemunham o poder de Deus

Fonte: Portas Abertas

Há mais de um mês, o conflito violento entre a comunidade meitei e a tribo kuki começou no estado de Manipur, Índia. Em meio à violência que persiste e causa inúmeros danos, recebemos o testemunho de respostas de oração milagrosas dos nossos parceiros.  

Assaltos e igrejas incendiadas 

No começo dessa semana, grupos meitei assaltaram e atacaram a casa e propriedades de cristãos kuki que fugiram como deslocados internos. Cristãos locais relataram que mais de 350 igrejas foram incendiadas e destruídas e teme-se que o número de cristãos mortos chegue a 80. Muitos vilarejos permanecem sem contato, por isso, o número deve ser ainda maior. 

Nosso parceiro local, Ngai Elam* mora em uma das regiões recém-afetadas e confirmou que “os meitei continuam atacando com tiros todos os dias para aterrorizar os cristãos tribais. Mulheres e meninas são assediadas sexualmente e abusadas. Já os homens com mais de 18 anos são treinados com armas pelos grupos insurgentes. O único lugar seguro para as minorias étnicas são os acampamentos de refugiados”.   

Internet suspensa 

As igrejas que restaram ficam abertas apenas para encontros de oração por curtos períodos. Todos os outros cultos e atividades estão suspensas. O Ministro do Interior Amit Shah visitou Manipur durante quatro dias para solicitar 15 dias de cessar fogo, mas a presença não surtiu efeito.  

A internet permanece suspensa por mais cinco dias e cristãos locais e outros moradores do vilarejo estão se revezendo para vigiar as fronteiras entre os vilarejos kuki e as terras meitei.  

Oração e proteção milagrosa 

“Acreditamos que Deus e os seus anjos estão nos protegendo. Centenas de meitei se organizaram em grupos com armas sofisticadas e dispararam tiros e bombas em nós, mas os explosivos que caíram em nossa região não funcionaram. Alguns amigos disseram que viram as armas meitei disparando para a direção oposta ou que falharam na hora de atirar. Não fosse a proteção de Deus, já teríamos sido massacrados”, conta o cristão local Muan Samte* 

“Apesar de as igrejas não funcionarem como antes, os cristãos ainda podem vir e orar. E, de fato, muitos cristãos têm vindo para orar. Cremos que as orações dos cristãos do mundo todo ajudam a manter os cristãos das minorias étnicas seguros até agora. Pedimos ao Senhor que fortaleça os cristãos para que estejam de joelhos e busquem a Deus nesse momento”, disse a parceira Lhing Haokip*.  

Agradecemos pelos que estão intercedendo pelos cristãos em Manipur. Continuamos contando com suas orações pelos cristãos deslocados, pelo trabalho dos parceiros da Portas Abertas no resgate das vítimas, e pelas igrejas fechadas e famílias enlutadas pelas vítimas mortas no conflito que ainda não acabou.  

*Nomes alterados por segurança.  

Ajude cristãos perseguidos nos países mais perigosos 

Na Lista Mundial da Perseguição 2023, 11 países apresentam perseguição extrema contra cristãos, incluindo a Índia. Sua doação permite que eles recebam a ajuda emergencial de que precisam.