A internet tem sido a principal ferramenta para entrar em contato com aqueles que querem saber mais sobre a fé cristã

Fonte: Portas Abertas

Hoje, além do Catar celebrar seu Dia Nacional, também será disputada a partida final que decidirá o campeão dessa edição da Copa do Mundo. Os grandes finalistas são Argentina e França. Como falamos ontem, essa competição permitiu um olhar próximo a cultura árabe. De acordo com Daniel (pseudônimo), responsável pelo trabalho da Portas Abertas na região da Península Arábica, milhares de pessoas fazem perguntas online sobre Deus todos os anos. Com isso, muitos começam uma conversa online com um membro da equipe de acompanhamento.

No total, isso resulta em cerca de 200 encontros pessoais por ano, o que pode parecer um número pequeno. “Isso é muito mais do que antes da internet, quando estrangeiros iam a cafeterias para começar uma conversa com alguém aleatório esperando encontrar algum interessado. Aquilo não levava a tantas boas conversas como atualmente”.

Encontros reais

Após se conectar por meio de mídias sociais, rapidamente os encontros pessoais são marcados. “Quando alguém está realmente interessado, marcamos um encontro dentro de 12 ou 24 horas após a conversa online. A Portas Abertas torna possível esses encontros. Isso porque a Península Arábica é diferente do Ocidente. Muitas vezes, uma mulher tem que pegar um taxi por uma hora para chegar a um lugar onde possa encontrar alguém em segurança. Além disso, às vezes, os interessados não têm dinheiro para ir a uma cafeteria ter uma conversa”, explica Daniel.


Os encontros pessoais são a parte mais complicada do processo. “Eles são, no geral, com estrangeiros que vivem na Península Arábica. O risco para eles é limitado, mas ainda podem ser expulsos do país. Durante os encontros, tentam responder às perguntas feitas inicialmente, mas também querem desafiar o interessado a dar o próximo passo, incentivando-os a saber mais sobre a Bíblia ou orar”, compartilha. Há muito mais em jogo caso um cristão local vá a um encontro desses, afinal os riscos são muito altos caso seja revelado que é um seguidor de Jesus. “Às vezes, a pessoa pode apenas fingir que está interessada”, disse Daniel.


Esse ministério já levou várias pessoas a encontrarem Jesus. Você também pode apoiar esse relevante trabalho com suas orações.

Pedidos de oração

  • Ore para que os materiais certos chegem às pessoas certas.
  • Peça a Deus por sabedoria para que a equipe encontre as respostas certas e saiba como dar continuidade às conversas.
  • Interceda para que, apesar dos riscos, haja mais cristãos locais envolvidos no ministério.