Neste Dia Nacional da Escola Dominical, conheça as dificuldades enfrentadas por professores de crianças na Colômbia

Fonte: portasabertas

Enquanto grupos armados ilegais enganosamente recrutam crianças, a Portas Abertas treina centenas de professores de escola dominical em diversas regiões da Colômbia. Esses professores são encorajados a trabalhar dentro e fora da igreja alcançando pessoas no país. Há muitas crianças que não podem ir à escola por razões econômicas e seu único local de aprendizado é a igreja. Em suas aulas da escola dominical, eles recebem ensinamentos bíblicos a cada domingo. 

Os professores buscam formas criativas de ensinar as Escrituras para ajudar as novas gerações a se apaixonarem pela palavra. Nos treinamentos para professores de crianças, a Portas Abertas prepara esses professores das boas novas com ferramentas excelentes.

Ultimamente, as guerrilhas têm reforçado a prática de recrutar crianças. Porém, uma nova estratégia foi adotada, ela não foca em pegar crianças à força, mas por meio de presentes e mentiras que gradualmente ganham os corações dos pequenos. As guerrilhas visitam as comunidades e oferecem armas como presentes para as crianças que se unirem a eles. 

Nas comunidades indígenas de Wounan Togoromá, no departamento de Chocó, as guerrilhas pegaram um menino de oito anos e o trouxeram de volta quatro anos depois. Agora, esse jovem de 12 anos é responsável por ensinar outras crianças na comunidade a como brincar com armas de brinquedo e gostar das guerrilhas. Ele ensina as crianças a como atirar em alvos e fazer armas de pedaços de madeira. Aqueles que fizerem as melhores apresentações serão recompensados, podendo passar horas com as guerrilhas e atirando com armas reais, relata Fredy, um missionário local.

Programas de treinamentoA igreja nessas áreas tem a liberdade de realizar seus encontros, mas é restrita sobre certos tópicos. Ela não pode falar contra a guerra e armas ou sobre o que Deus fala sobre atirar e matar alguém. É nesse ambiente que os professores da escola dominical procuram formas criativas para ensinar as Escrituras. Estas igrejas e professores têm recursos muito limitados para materiais educacionais específicos para crianças.

Em territórios como esse, a Portas Abertas chega com programas de treinamento feitos para líderes de igrejas que trabalham diretamente com as crianças das igrejas. O interesse e a presença têm superado todas as expectativas. Os programas oferecidos têm trazido pastores e líderes dispostos a viajar muitas horas de carro, a pé ou pelo rio, para aprenderem, já que não há outras oportunidades de receber tais treinamentos e materiais.

“Da minha casa até a estrada, eu ando duas horas, então, viajo de barco por mais três horas. Posso gastar mais tempo se levar crianças comigo. Mas faço um esforço porque é uma oportunidade que não posso perder”, disse Francisco Robledo, pastor de uma igreja na área rural de “Vigia del Fuerte”, no departamento de Chocó.

Além de ensinar, a Portas Abertas entrega um kit de escola dominical para cada igreja, que contém sete livros para professores, 14 livrinhos por criança, cola líquida, recortes de cartolina e papel colorido. Em apenas um ano, a Portas Abertas entregou 800 kits para escolas dominicais.

Pedidos de oração

  • Neste Dia Nacional da Escola Dominical, interceda em favor dos professores de escola dominical de todo o mundo.
  • Peça a Deus que lhes dê sabedoria e estratégia para ensinar a palavra, independente da faixa etária.
  • Ore para que cada vez aumente o número de igrejas que oferecem escolas dominicais.