Israel diz ter mais de 100 mil arquivos que provam as mentiras de Teerã
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, fez um anúncio bombástico na noite desta segunda-feira (30) na televisão de Israel, com transmissão também pelo Youtube. Ele revelou que seu país possui mais de 100 mil arquivos sobre a situação do programa nuclear iraniano.
O anúncio desmascara as mentiras que Teerã tem contado desde o acordo firmado sob a liderança de Barack Obama, em 2015. Desde que assumiu o governo, Donald Trump vem mostrando sua insatisfação com os termos do programa, já que o Irã não deu provas contundentes que iria parar com seus projetos de possuir uma bomba nuclear.
Em 12 de maio os EUA devem fazer um anúncio oficial sobre qual será sua posição em relação ao Irã daqui para a frente, podendo inclusive se retirar do acordo e reiniciar as sanções.
A maioria das informações apresentadas hoje contradizem as afirmações públicas do governo iraniano, que constantemente nega continuar com o programa de armamento nuclear.
“Um grande mentira”
Netanyahu disse que, apesar das negativas do Irã sobre a produção de armas nucleares à agência da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), os arquivos agora revelados mostraram que o Irã “autorizou, iniciou e financiou o Projeto Amad”.
“O que eu mostrei para vocês hoje é apenas uma fração de todo o material que temos. Somente com essa fração já é possível tirar quatro conclusões principais. Primeiro: o Irã mentiu sobre nunca ter um programa de armas nucleares. Segundo: Mesmo após o acordo, o Irã continuou a preservar e expandir seu know-how nuclear para uso futuro. Terceiro: O Irã mentiu novamente em 2015, quando não foi questionado pela pela AIEA. E quarto, O acordo nuclear é baseado em uma grande mentira. Estes 100.000 arquivos aqui provam que eles mentiram ”.
O Irã tentou esconder da comunidade internacional o que estava fazendo e transferir seus arquivos em um armazém aparentemente inocente. Contudo, o Mossad conseguiu chegar no local, fotografar e copiar os dados.
Netanyahu declarou acreditar Donald Trump será sábio e tomará a decisão correta sobre o acordo de não proliferação nuclear que está prestes a vencer e precisaria ser renovado. Encerrou dizendo ter certeza que Trump “fará a coisa certa para os Estados Unidos, para Israel e para a paz mundial”. Com informações Times of Israel e Café Torah
Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br