Coreia do Norte celebra 74 anos de sua fundação
País continua sendo um dos lugares mais hostis ao cristianismo
Fonte: Portas Abertas
O Dia da Fundação da Coreia do Norte é um dos feriados mais importantes do país. Em 9 de setembro de 1948, Kim Il-sung proclamou a República Popular Democrática da Coreia e tornou-se o primeiro líder da nação. Este ano, na Lista Mundial da Perseguição 2022, a Coreia do Norte foi superada pela pressão extrema no Afeganistão, passando para o 2º lugar. A mudança, no entanto, não significa que a situação melhorou na Coreia do Norte , apenas que a perseguição no Afeganistão foi maior. A Coreia do Norte continua sendo um dos lugares mais perigosos para um cristão viver.
Parte da hostilidade do Estado deve-se à associação do cristianismo como uma influência ocidental e ameaça à adoração a Kim Jong-un e outras autoridades norte-coreanas. Por isso, cristãos continuam escondendo a fé, até mesmo da própria família, temendo serem presos e enviados para campos de trabalho forçado.
Tribulações e esperança
Uma das grandes mudanças em 2022, foi o reconhecimento do primeiro caso de COVID-19 no país, quase dois anos após o início da pandemia. Isso endureceu as medidas de isolamento social, afetando especialmente os cristãos que se reúnem secretamente nas casas. Muitos líderes e cristãos ficaram enfraquecidos pela distância dos irmãos na fé.
Além disso, uma lei recente proíbe pensamentos antirreacionários e promete morte e sentenças de trabalho forçado para quem assistir ao drama sul-coreano Round 6 e ouvir músicas do grupo BTS. A rigidez do ditador Kim Jong-un também pode ser vista com a proibição do riso por 11 dias durante a comemoração do aniversário de morte de Kim Jong-il, pai do atual presidente.
Ainda assim, um dos líderes da igreja secreta testemunha a esperança que perdura diante das tribulações: “Meu coração está angustiado por causa das inspeções constantes do governo. A cada dia parece que mais portas se fecham para a Igreja Perseguida. Ainda assim, o Senhor me lembra de que nos ama e se entregou por nós. O Rei dos reis está no controle. Isso me traz paz e esperança para continuar na missão”.
Ajude refugiados norte-coreanos
A grande pressão na Coreia do Norte leva muitos cristãos a fugirem para a China. Ao deixar tudo pra trás, eles ficam sob o risco constante de serem deportados como traidores e enfrentar morte ou trabalhos forçados na Coreia do Norte. Sua doação ajuda os cristãos refugiados a ficarem seguros na China e fortalecidos na fé em Jesus.