O treinamento foi focado em casais cristãos ex-muçulmanos e explorou temas abrangentes, como a resolução de conflitos e a criação dos filhos. Participantes saíram renovados e mais confiantes

Fonte:portasabertas

Na Síria, casais cristão ex-muçulmanos recebem treinamento sobre relacionamento familiar

Foram três dias de treinamento que, realmente, parecem ter feito uma enorme diferença para os cristãos ex-muçulmanos que vivem na Síria. Homens e mulheres aprenderam sobre tópicos como casamento, comunicação e criação de filhos do ponto de vista bíblico. “Nós tínhamos problemas em perdoar um ao outro. Isso mudou”, disse a participante Darine, com o rosto brilhando de alegria. “Depois do primeiro dia de treinamento, um milagre aconteceu: meu marido veio até mim e pediu perdão pela primeira vez em 20 anos de casamento”.

Darine é uma das cristãs sírias de origem drusa de um grupo de mais de 45 que participou do treinamento. Seu marido, Sleiman, sentou-se ao lado dela e acenou para confirmar suas palavras. Ela era a mais falante dos dois: “Eu o perdoei. Espero que nos tornemos mais comunicativos e românticos um com o outro”. Sleiman acrescentou: “Este treinamento afeta diferentes níveis de nossa família: testemunhamos o desenvolvimento pessoal, o desenvolvimento como um casal, e temos certeza de que ele nos ajudará em nosso relacionamento com nossos filhos também”.

Como o retiro foi para a igreja como um todo, alguns adolescentes também vieram com seus pais. Surpreendentemente, os jovens sírios se mostraram tão interessados quanto os adultos para o futuro, mas também para o presente. O ensino não compartilhou apenas sobre casamento, mas também sobre comunicação em geral.

Falou-se sobre como tratar os filhos, mas também como as crianças podem se relacionar com seus pais, apresentando dicas para resoluções de conflitos e melhoria em relacionamentos de forma geral. “Seja amigo de seus filhos, invista tempo neles, tenha atividades com eles e aceite quem eles são. Não force a fé neles. Ore por eles diariamente. Ame-os incondicionalmente”, ensinou o palestrante.

 Assuntos delicados referentes à vida familiar

O pastor não hesitou em tratar questões que são pouco faladas no Oriente Médio, como a posição das mulheres na família, por exemplo. “Sim, Eva foi criada como a ajudante de Adão, mas isso não significa que ela vale menos. A Bíblia diz que Deus é um ajudante e, com certeza, isso não significa que ele é menor do que nós”.

O pastor também tocou no assunto sensível da sexualidade e ensinou sobre a bênção do casamento como plano de Deus para o ser humano. “O casamento é o lugar onde podemos crescer na fé, onde podemos nos aproximar de Deus. No casamento, aprendemos a amar, a ouvir, a respeitar, a ajudar, a dar, a perdoar e a não ser egoísta”.

Por último, o pastor também falou que “tornar-se cristão é uma bênção, mas desviar-se do islamismo ou da religião drusa para Cristo também significa correr risco”, lembrando os irmãos locais de que a Síria é um campo aberto à perseguição religiosa. O país ocupa a 11ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2019, sendo a opressão islâmica o  principal tipo de perseguição a cristãos no país. Atualmente,  a Síria continua envolta em uma nuvem de guerra civil que já dura oito anos e soma mais mortes a cada dia.

Ajude os irmãos sírios em suas necessidades básicas
Para que os cristãos sírios possam desempenhar seu papel na reconstrução do país, precisam, primeiro, ter condições mínimas de sobrevivência. Por isso, a Portas Abertas auxilia os cristãos na reconstrução de suas vidas e comunidades, proporcionando acesso a itens básicos, como comida, roupas e remédios. Leia mais sobre nossa Campanha de Ajuda Emergencial na Síria.

Pedidos de oração

  • Peça pelos cristãos da Síria e por proteção das famílias, para que haja uma verdadeira mudança no país.
  • Ore para que os cristãos continuem recebendo treinamentos, além de ajuda material e espiritual e, assim, sejam encorajados.
  • Clame para que a guerra civil na Síria chegue ao fim e que venha um novo tempo para os sírios.