A igreja foi incendiada e pichada com a palavra ISIS, sigla em inglês para Estado Islâmico.

Uma igreja da cidade de Burlington, no Canadá, foi incendiada durante a madrugada da última quarta-feira (16) e pichada com a palavra ISIS, usada na língua inglesa como sigla do grupo terrorista Estado Islâmico.

O incêndio na Igreja Batista Trinity, localizada na província de Ontário, foi iniciado por volta das 1h18 da manhã, de acordo com a polícia da região de Halton. As chamas estavam consumindo o telhado da igreja quando as equipes de emergência chegaram no local.

Segundo o chefe dos bombeiros, Ross Monteith, o incêndio começou na parte de trás da igreja e se prolongou no espaço do sótão. A igreja é dividida em dois prédios principais, com um espaço anexo construído junto a uma estrutura antiga.

“Nós realizamos cultos nesse lugar há muito tempo. Então é bastante doloroso ver esse prédio ser tomado pelas chamas”, disse o pastor Carl Muller à CBC News.

Não há danos na parte mais nova do prédio, construída em 2004. Muller, que é pastor da igreja desde 1980, disse que a congregação é grata pelo “tremendo trabalho” feito pelo corpo de bombeiros.

ISIS

“Eles escreveram ‘ISIS’ em três pontos na parte exterior do prédio”, contou Muller. “Usaram tinta de spray preto, com letras muito grandes. Você consegue ver claramente a uma boa distância”.

O sargento Ron Hansen disse que a polícia não pode dizer com certeza se o graffiti estaria conectado ao incêndio, mas afirmou que não pode descartar a possibilidade.


A igreja foi pichada com a palavra ISIS, sigla em inglês para Estado Islâmico. (Foto: Mike Quackenbush/Twitter)

Muller também prefere não adiantar as hipóteses sem ter certezas. “Se os policiais encontrarem quem fez isso, minha suspeita seria apenas de um vandalismo maldoso — pessoas que, de maneira maliciosa, decidiram escrever ISIS”, disse o pastor.

“Eu ficaria surpreso se o ISIS nos visse. Somos um peixe pequeno, sabe?”, ele acrescentou. “Eu acho que algumas pessoas maldosas e de mente pequena fizeram isso. Espero que elas sejam encontradas se, de fato, foi um incêndio criminoso”.

O pastor disse ainda que gostaria de ter uma chance de conversar com as pessoas envolvidas no crime para compartilhar o que a igreja acredita.

Os bombeiros conseguiram inibir o fogo, mas a polícia informou que a igreja “sofreu grandes danos”. Ninguém ficou ferido. Monteith estima que o prejuízo do incêndio provavelmente exceda US$ 500 mil (equivalente a mais de R$ 1,5 milhão).

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE CBC